Missa: Gestos e posições

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Missa: Gestos e posições

Mensagem  Tati :) em Qua Mar 24, 2010 9:32 pm

What a Face

depois desse sábado, será o encontro de Sexta-feira Santa, que nós não precisamos preparar.. portanto, por decisão minha (MUAHAHAHAHAHA) não vou fazer reunião de etapa esse sábado..
mas ai depois teríamos que marcar um outro dia pra fazer a reunião do outro sábado.. acho isso desnecessário, ja que temos aqui o nosso espaço!

portanto, vou colocar aqui o que vocês devem falar no encontro de Missa Gestos e posições..

Esses temas são divididos em “gestos e posições” e ”o rito”. No livro do catequista explica mais o rito então use ele apenas na outra semana. Vamos usar a apostila mesmo, encontro number one, (numero 1)

além daquilo que está na apostila, temos que acrescentar mais alguns detalhes...(em negrito)

O que é a missa?

É uma grande festa e como vamos pra uma festa? Temos de ir vestidos apropriadamente para celebração buscando usar roupas que não chamem muita atenção para nosso corpo, de preferência uma camiseta e uma calça ou saiu que seja no mínimo na altura do joelho.

Temos também que preparar nosso espírito nos acalmando e dando uma passadinha no santíssimo se possível antes.

Outra coisa que a Igreja pede que busquemos não comer nada uma hora antes da missa. Esse pedido de jejum cabe principalmente para quem vai comungar, para que nosso corpo esteja preparado para a presença do senhor. O ideal seria ser a eucaristia o primeiro alimento do dia, mas como isso nem sempre é possível o jejum de uma hora basta.

Lembrar tbm que a missa não é lugar de levar brinquedo nem de conversar. E que não assistimos a missa, mas sim participamos dela.


Os gestos:

  • Sinal da cruz: durante a missa não fazemos o sinal da cruz toda vez que o padre fala “em nome do pai,do filho, do Espírito Santo”. Fazemos o sinal em nós quando o padre faz o sinal em seu corpo, como no começo da missa. Agora quando o padre estende a mão e faz o sinal da cruz para nós, devemos nesse momento receber uma benção abaixando a nossa cabeça e/ou estender as mãos.


  • Inclinação: é um cumprimento a Deus quando entramos na igreja podendo ser substituído por um sinal da cruz.

  • Genuflexão: é uma saudação para reis. Lembrar os meninos dos filmes medievais que mostram reis e rainha sendo saudados pelos seus súditos. Nós temos um rei, o mais poderoso de todos, Jesus Cristo Eucarístico. Então quando entramos em algum lugar onde estiver o sacrário, na nossa paróquia a capela, devemos fazer a genuflexão saldado o nosso rei. Para identificar um sacrário, haverá sempre uma luzinha vermelha por perto.

Devemos no ajoelhar com a perna direita e não é necessário fazer o sinal da cruz. O sinal da cruz é uma invocação da santíssima trindade, se quando entramos na presença de Jesus eucarístico estamos na presença de Deus seria redundância o chamar pra lá.



  • As posições sentado, de pé, de joelho, palmas já estão bem explicados.


  • Procissões: durante a missa não fazemos filas e sim procissões que são uma caminhada especial.

  • Cordeiro de Deus: o gesto eu temos costume de fazer na missa não é um gesto obrigatório. Não consegui até hoje achar um explicação para esse movimento, já pesquisei e perguntei pro marcos e pra Bianca mas nenhum dos dois sabem o sentido. Parece que é um gesto que surgiu na renovação carismática , mas é só isso que eu sei.

  • Devemos fazer uma referência toda vez que passamos na frente do altar.

  • Persignar-se é fazer três cruzes com o dedo polegar da mão direita aberta: a primeira na testa, a segunda na boca e a terceira no peito, dizendo: Pelo sinal + da santa cruz, livrai, Deus + nosso Senhor, dos nossos + inimigos.

No Evangelho este sinal está em sintonia com a oração que o sacerdote faz antes da proclamação onde, inclinado diante do altar, o sacerdote reza em silêncio: "Ó Deus todo poderoso, purificai-me o coração e os lábios, para que eu anuncie dignamente o vosso santo Evangelho". Nós devemos falar(em pensamento): ”Abre a minha mente para proclamar a sua palavra e guardá-la em meu coração “ ou “livrai-me dos maus pensamentos, das más palavras e abençoai o meu coração”.
[/list]
Fazer todos os meninos repetirem o movimento.


(quem era da pré ano passado percebeu que nao fui eu quem escrevi, mas sim a dona Jú..hehehe mas houve algumas contribuições minhas)

se quiserem levá-los na igreja ou no santíssimo pra ensinar melhor os gestos, fiquem a vontade. Quando começarem as missas, ou seja, dia 10/04, o dia desse encontro mesmo, observem se todos estão participando da forma correta!

se eu esqueci de alguma coisa, podem postar pra complementar.

beijinhos no S2..


lol!

Tati :)
Coordenador

Mensagens : 18
Data de inscrição : 17/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum