OS PATRIARCAS - Abraão, Isaac e Jacó

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

OS PATRIARCAS - Abraão, Isaac e Jacó

Mensagem  Tati :) em Qua Jun 16, 2010 8:27 pm

olá!

não se esqueçam que há o exercício la na xerox, e aquela historinha também está lá!

Abraão, o primeiro dos patriarcas de Israel, nascido em Ur, chefe de um clã arameu, na Caldéia, que emigrou para Canaã. Um dos personagens mais importantes das religiões judaica, islâmica e cristã, pois representa para todas elas a transição da idolatria para a crença em um só Deus verdadeiro, e que segundo a Bíblia, no Gênesis, viveu cerca de 175 anos e foi o pai de Isaac. Depois que sua família mudou-se para o norte do país, ele recebeu uma revelação divina para deixar o país, tua parentela e a casa de teu pai, para seguir uma orientação divina.


Com a esposa Sara, o sobrinho Ló e seus pertences, Abraão dirigiu-se a Canaã, a região indicada por Deus. Ali permaneceu até que um período de fome o levou ao Egito, onde fez fortuna antes de voltar algum tempo depois para Hebron, onde ergueu um altar ao Deus único (Javé), que renovou então suas promessas, entre as quais a de fazer dele o patriarca de uma imensa descendência. Sara revelou-se estéril, pelo que, em obediência às leis da época, entregou a Abraão sua escrava Agar, que dele concebeu e deu à luz Ismael. Os descendentes de Ismael, os ismaelitas ou agarenos,- viriam a ser os árabes.

Quando Abraão e Sara já eram anciãos, nasceu-lhes Isaac, o herdeiro das promessas divinas. Deus pôs à prova a fé do patriarca ordenando-lhe que sacrificasse Isaac, ao que Abraão obedeceu prontamente. Um anjo, no entanto, deteve a mão de Abraão e substituiu o menino por um cordeiro, enquanto Deus prometia novamente a Abraão uma descendência que se multiplicaria como as estrelas do céu e como a areia que está na beira do mar. Abraão representa não apenas a origem de um povo eleito por Deus para renovar a humanidade, mas também o homem justo, profundamente fiel, cuja lealdade a Deus chegaria ao ponto de sacrificar o filho em obediência à ordem divina.

Aos 40 anos, Isaac casou com Rebeca, que lhe deu dois filhos gémeos: Esaú e Jacob. Quando estavam quase a nascer, o Senhor informou-a que no seu ventre trazia dois filhos que lutavam entre si, e ao nascerem, seriam rivais, mas o mais velho serviria o mais novo.
Esaú, o primogénito, tornou-se um robusto caçador e, Jacob era um jovem pálido de coração bondoso. Esaú adorava o campo e acompanhava o pai na caça de javalis em lugares selvagens; Jacob gostava de ficar em casa com a mãe, da qual era o filho preferido.
Um dia, de regresso a casa, muito cansado da caça, Esaú, viu que Jacob estava sentado na tenda a comer um prato de lentilhas e pediu-lhe um pouco, pois tinha fome.
Jacob, astuto, disse que sim, mas em troca da primogenitura. Esaú, que tinha muita fome, aceitou a proposta e perdeu os privilégios que tinha por ser o primogénito, após a morte do pai e sob a sua bênção, ou seja, seria Jacob a herdar todos os bens do pai.
Isaac envelhecia e já estava quase cego. Ao se aperceber que a sua morte estava a chegar, quis ter junto de si o filho primogénito para o abençoar. Jacob, com a ajuda da mãe, foi para junto do pai, vestindo as roupas do irmão, conseguindo obter assim sua a bênção.A previsão que Deus fez a Rebeca cumpriu-se.

Depois de obter a benção astuciosamente, Jacó foi forçado a fugir da terra de Canaã para escapar a morte. Deixou sua casa e foi a Padã-arã para a casa de Labão (seu tio) para conseguir uma esposa.Quando chegou na cidade de Labão, imediatamente encontrou Raquel e a amou à primeira vista. Negociou com o pai dela trabalhar 7 anos para obtê-la. Terminado esse prazo, Labão deu-lhe Lia (a irmã mais velha de Raquel) em vez de Raquel. Será que Jacó estaria colhendo o que semeou? Depois disso, Jacó trabalhou outros 7 anos para obter Raquel e ainda outros 7 anos por muito gado e rebanho.

Jacó teve doze filhos, nascidos na seguinte ordem: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Esses homens são muito importantes porque são basicamente os pais das doze tribos de Israel.


bom gente, ai está a história dos primeiros patriarcas! leiam a biblia para terem mais embasamento! não esqueçam de fazer a árvore genealógica!
beijos!



cheers

Tati :)
Coordenador

Mensagens : 18
Data de inscrição : 17/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum