VOCAÇÕES

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

VOCAÇÕES

Mensagem  Tati :) em Seg Ago 02, 2010 4:54 pm

olá pessoal, estamos de volta!
o encontro de semana que vem será sobre vocações, afinal estamos no mês de agosto, mês dedicado a todas as vocações da Igreja!

esse tema está na apostila, encontro 11 e também tem exercício lá na pasta sobre vocações!

VOCAÇÃO significa "chamado de Deus". Somos chamados por Deus a viver a santidade, e a servi - lo na Igreja.
Vocês podem começar a desenvolver esse tema perguntando qual a profissão que eles querem seguir, ou a profissão dos pais deles.. e falar que para exercer uma profissão é preciso ter vocação.

Como Deus nos chama? é bom explicar pras crianças que normalmente o chamado de Deus vem de forma discreta, temos que estar atentos para ouvi-lo! um amigo te chamando pra ser catequista, por exemplo, pode ser um chamado de Deus! mas é claro que Deus pode se manifestar de outras formas também, como por um sonho, por exemplo. ou então por uma sarça ardente ( pode relembrar um pouco da história de moisés ai) enfim, são vários exemplos de chamados de Deus na bíblia, como São Paulo..

Enfim, sua santidade será vivida por meio do seu serviço na Igreja! como podemos servir a Deus? são 4 os tipos de vocação:

VOCAÇÃO SACERDOTAL- O sacerdócio é uma forma de seguir o chamado de Deus exclusivamente para os homens. O padre é alguém tirado do meio do povo e consagrado por Deus para o serviço deste mesmo povo nas coisas que se referem a Deus. Ele é o grande mediador entre Deus e o povo. Seu papel é dar continuidade à missão de Jesus Cristo, Cabeça da Igreja. Além de celebrar a missa e ministrar os sacramentos (como o Batismo, a Confissão), cabe a ele fazer crescer o amor nas comunidades, nas famílias, no coração das pessoas. Existem 2 tipos de padres: os religiosos, que além de exercerem o ministério paroquial, assumem também o carisma de sua congregação; e os diocesanos, que não pertencem a nenhuma congregação religiosa, mas obedecem à diocese, na pessoa do Bispo.

VOCAÇÃO FAMILIAR - O casamento é um chamado cheio de amor que Deus faz a um homem e uma mulher para viverem juntos e constituírem família. São 2 filhos de Deus que Deus mesmo entrega um para o outro, para que um seja do outro e para o outro. Quando a família vive verdadeiramente o amor está correspondendo ao amor de Deus, está educando os filhos nesse amor e está dando exemplo de fidelidade a Deus e a seu projeto de amor. Essa fidelidade se dá através de uma vivência dos valores cristãos. Assim a família se torna espaço e ambiente ideal para que os filhos possam discernir o chamado de Jesus. O lar fica sendo um templo vivo de Deus e uma Igreja em miniatura. Sendo a 1ª educadora, é na família que nascem e crescem as vocações, e onde se forma a responsabilidade vocacional de todos.

VOCAÇÃO RELIGIOSA - Os religiosos, ou religiosas, são pessoas que foram chamadas para seguir a Jesus dentro de uma congregação religiosa, consagrando-se a Ele através dos votos religiosos de pobreza, castidade e obediência, além de outros específicos de cada congregação. Através do voto o religioso faz uma oferenda de si mesmo a Deus. O fundamento evangélico da vida consagrada está na relação que Jesus estabeleceu com alguns de seus discípulos, convidando-os a colocarem sua existência a serviço do Reino, deixando tudo e imitando mais de perto a sua forma de vida. As congregações de religiosas ligadas à Ordem do Carmo têm como carisma a procura contínua de Deus, por meio da oração e do apostolado, com uma particular devoção a Maria, a Mãe de Deus.

VOCAÇÃO LEIGA - Leigos são todos os cristãos, que como batizados têm a missão de anunciar Jesus Cristo: caminho, verdade e vida. São pessoas não consagradas que trabalham na construção do reino de Deus, isto é, de uma sociedade justa e mais fraterna, conforme o desejo de Jesus. Exercem ministérios diversos na comunidade, conforme os dons que Deus lhes deu. Esses serviços são: catequese, obras sociais, animação da liturgia, etc. O leigo representa a Igreja no coração do mundo, atuando assim nos mais diversos ambientes (escola, trabalho, família), com o testemunho de sua vida, sua palavra oportuna, sua ação concreta. Por outro lado, ele é o homem do mundo no coração da Igreja.


bom, acho que é só isso mesmo, qualquer coisa acrescentem ai!

beijos, bom preparo de tema! Smile

tongue

Tati :)
Coordenador

Mensagens : 18
Data de inscrição : 17/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum