Bíblia Teórica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bíblia Teórica

Mensagem  João Victor em Ter Set 07, 2010 11:41 pm

Bíblia Teórica

Como diria lula: "Companheiros e companheiras", o tema da semana que vem como já sabem é sobre Bíblia Teórica, no qual iremos mostrar o que a Bíblia é,sua importância para a vida de todo cristão, suas principais divisões e subdivisões, o porquê de le-la. Para isto colocarei as principais informações deste tema, lembrando que pode-se aprender muito do tema lendo um pouco a Introdução da bíblia que ,pelo menos, tem na Bíblia da edição da Ave Maria. Também há coisas no email da eucaristia. este tema por ter vários ensinamentos, iremos ter uma gincana no proximo encontro após esse, por isso motivem as crianças prestarem bastante atenção no encontro que será crucial para a gincana.

enfim... Vamos aos temas.

(pode-se perguntar antes aos catequisandos essas perguntas).

1) O que é a bíblia?

"A Bíblia é a coleção de livros (considerados pela Igreja como escritos sob inspiração do Espírito Santo)que contém a palavra de Deus. A Bíblia é uma mensagem que Deus dirige e continua a dirigir aos homens.

O termo grego de onde provém a Bíblia significava originalmente : "os livros", Em latim, esse termo transformou-se num singular e assou a designar exclusivamente a "coleção dos textos que forma a Sagrada Escritura." (podemos também dizer que é uma coleção de livros).

2)Quem escreveu a Bíblia?

Foram escritos por inúmeras pessoas por muito muito muito tempo, alguns conhecidos como paulo,Mateus,Lucas e muitos outros . Alguns livros são o produto de escritos de muitos servos de Deus. Porém todos que ajudaram na escrita da Palavra estavam sobre a inspiração do divino Espírito Santo, logo temos que saber que o autor antes de todos da Bíblia é o Próprio Deus, por esse motivo que podemos dizer que a Bíblia é a palavra de Deus.

3) Quantos livros tem a bíblia como é dividida?

A bíblia possui 73 livros, e podemos dividi-la em duas grandes partes: Antigo e Novo Testamento. mas antes de comentarmos sobre eles, o que significa Testamento?

Este Termo pode ser substituido por "pacto", "aliança", logo em toda a Bíblia trata-se da aliança que Deus fez com toda a humanidade...

O Antigo Testamento possui 46 livros;
O Novo Testamento possui 27 livros;

Podemos perceber que o antigo testamento acontece antes do Nascimento de Cristo, e o novo começa no momento em que Jesus nasce.

No antigo testamento conhecemos sobre a criação, sobre os mandamentos,os profetas, sobre os reis, Juízes, sobre a história do povo de Deus no qual esperava a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Podemos sub dividir o Antigo Testamento em Algumas partes:

Pentateuco (5) (também chamado de Torá, isto é, a lei):São os cinco primeiros livros da bíblia (Penta, só lembrar do Brasil pentacampeão), no qual podemos ver a criação, Abraão, Moisés, as leis e etc.

Livros históricos (16): contam a história do Povo de Deus, podemos encontrar aqui os Juízes, os Reis e etc.

Livros Sapienciais (7): são os livros das sabedoria, sabedoria esta vinda de Deus. Nela encontramos os salmos, Canticos dos Canticos, livro de Jó e etc.

Livros Proféticos(18): Onde encontramos os profetas,lembrando que profeta não são aqueles que veem o futuro, mas sim aqueles que falam a vontade de Deus, que anuncia as obras de Deus e denuncia as pervesidades do mundo.

--------------
podemos dividir o Novo Testamento em algumas partes:

Evangelho: formado por 4 livros , (bom momento para relembrar que é o Evangelho de cristo, escrito por 4 pessoas). Evangelho significa "boa nova" (a mensagem boa que Deus nos quer que saibamos, a vinda de Seu Filho, do Reino de Deus), é nele que vemos o iniciar da vida de Jesus, seus ensinamentos, sua morte e sua ressurreição, dentre estes 4 livros, temos 3 sinópticos (sin ópticos = sem ótica), isto é livros bastante parecidos, porém com diferenças que destacam a originalidade de cada autor. os livros sinópticos são: Mateus ,Marcos,Lucas.

Atos dos Apostolos[b]: forma a sequencia do 3º livro do evangelho (lucas), onde podemos ver os principais acontecimentos da Igreja primitiva, as primeiras comunidades cristãs, os atos dos apóstolos, conversão de Paulo, etc...

[b]Epístolas Católicas (21 cartas dos apóstolos
:são as doutrinas e exortações escritas por alguns Apóstolos de Cristo e encaminhadas a comunidades ou fiéis cristãos. São Paulo escreveu 14 cartas, as outras são: 1 de São Tiago, 2 de São Pedro, 3 de São João, e uma de São Judas.

1 livro profético: Apocalipse(desmitificar livro do fim do mundo): favor ler nota de introdução do livro apocalipse na bíblia. Devido as perseguições aos cristãos, o apocalipse é um livro no qual se usa diversos símbolos na sua escrita, uma espécie de Gênero Literário usado por judeus por 2 séculos anteriores a tal livro. Não se trata de dar uma descrição antecipada de acontecimentos futuros, mas de apresentar uma mesma realidade sob vários simbolos diferentes, para que fiéis angustiados com a volta gloriosa de Jesus, possam se sentir reconfortados e revitalizados de coragens para enfrentar as perseguições. "o apocalipse não deve ser, portanto,tomado como uma história contemporânea escrita no tempo futuro. Ela não é, tampouco, uma revelação clara e definitiva do futuro: é uma mensagem sobrenatural (velada em simbolos, representando tanto o passado, o presente e o futuro), concernete a um periodo indefinido que separa a ascensão de Jesus de sua volta Gloriosa.

-----------------------------------------------------------------xxx-----------------------------------
4)Por que é importante ler a Bíblia? II TIM 3,15-17

"15.E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo.
16. Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.
17. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra."


Última edição por João Victor em Sex Set 02, 2011 9:09 pm, editado 2 vez(es)
avatar
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 26
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

Ver perfil do usuário http://catequese.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bíblia Teórica

Mensagem  João Victor em Ter Set 07, 2010 11:44 pm

APOCALIPSE: Este livro foi escrito para encorajar os cristãos que estavam sendo perseguidos e para firmá-los na confiança de que Deus cuidará deles. Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.

(heheheh uma forma mais suscinta de se explicar ^^)
avatar
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 26
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

Ver perfil do usuário http://catequese.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

extras

Mensagem  João Victor em Ter Set 07, 2010 11:49 pm

http://www.veritatis.com.br/apologetica/solascriptura/864-a-biblia-e-a-palavra-de-deus-por-que-crer-nisto
avatar
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 26
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

Ver perfil do usuário http://catequese.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bíblia Teórica

Mensagem  João Victor em Ter Set 07, 2010 11:51 pm

5) Cuidados ao interpretar a Bíblia: nessa parte vou ver se dou uma pesquisada melhor amanha ou quinta que ja ta tarde ^^
avatar
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 26
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

Ver perfil do usuário http://catequese.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Quem pode interpretar a Bíblia

Mensagem  João Victor em Sex Set 10, 2010 4:15 pm

Só a Igreja, instituida por Cristo, pode interpretar corretamente a Bíblia. O Espírito Santo é quem ajuda a Igreja nessa Interpretação. O católico que partiipa das celebrações de sua comunidade vai com o tempo, entendendo o sentido e o significado dos ensinamentos da palavra de Deus: assim ele aprende a interpretar a Bíblia junto com a Igreja.


_________________

Devemos sempre ter o cuidado ao interpretar a Bíblia, pois são textos escritos há muito tempo, escritas em outras linguas (hebraico, aramaico e grego) as vezes alguma tradução pode ter ficado complicada de se entender, e nós como Igreja que somos, devemos confiar no Espírito Santo e pedir a ele que nos explique as escrituras e nos faça viver elas. Uma coisa boa também é quando estiver com Dúvida numa leitura Bíblica procurar um padre para pergunta-lo, ou até mesmo visitar sites "católicos" como o site do vaticano por exemplo e pesquisar. O mais importante a saber é que não podemos moldar nossas vontades na palavra de Deus, isto é, interpreta-las da forma que será um """"benefício""" para a pessoa, mas sim, ao ler estar disposto a mudança de vida, estar com a firme certeza que a Palavra de Deus nos indica sempre o melhor a fazer em nossas vidas.

Por fim, este encontro também serve para que os catequisandos e catequistas possam perceber a importancia da Bíblia em nossas vidas, o livro dos livros, no qual o autor dele também é o autor do universo. e se foi escrito por alguem tão importante e ele nos deu a possibilidade de lermos, não podemos desperdiçar essa chance. estimulem os catequisandos a lerem a bíblia em seu dia-dia, nem que seja menos de um trecho por dia, isso ja é suficiente e muda a vida de qualquer um.


Última edição por João Victor em Sex Set 09, 2011 9:56 pm, editado 2 vez(es)
avatar
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 26
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

Ver perfil do usuário http://catequese.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Site bom

Mensagem  João Victor em Sab Set 11, 2010 11:35 am

http://www.catequisar.com.br/texto/catequese/coroinha/apostilas/01/16.htm
avatar
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 26
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

Ver perfil do usuário http://catequese.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bíblia Teórica

Mensagem  João Victor em Sab Set 11, 2010 11:37 am

Com as "Sete Chaves" você encontra a Palavra de Deus que está na Bíblia e na vida e entenderá melhor o sentido escondido atrás das palavras.

1) Pés: Bem plantados na realidade.

Para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida, conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitária do país e do mundo. É preciso conhecer também a realidade na qual viveu o Povo da Bíblia. A Bíblia não caiu do céu prontinha. Ela nasceu das lutas, das alegrias, da esperança e da fé de um povo (Ex 3,7).

2) Olhos: Bem abertos.

Um olho deve estar sobre o texto da Bíblia e o outro sobre o texto da vida. O que fala o texto da Bíblia? O que fala o texto da vida? A Palavra de Deus está na Bíblia e está na vida. Precisamos ter olhos para enxergá-la.

3) Ouvidos: Atentos, em alerta.

Um ouvido deve escutar o chamado de Deus e o outro escutar o seu irmão.

4) Coração: Livre para amar.

Ler a Bíblia com sentimento, com a emoção que o texto provoca. Só quem ama a Deus e ao próximo pode entender o que Deus fala na Bíblia e na vida. Coração pronto para viver em converção.

5) Boca: Para anunciar e denunciar.

Aquilo que os olhos viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu sobre a palavra de Deus e a vida.

6) Cabeça: Para pensar.

Usar a inteligência para meditar, estudar e buscar respostas para nossas dúvidas. Ler a Bíblia e ler também outros livros que nos expliquem a Bíblia.

7) Joelhos: Dobrados em oração.

Só com muita fé e oração dá para entender a Bíblia e a vida. Pedir o dom da sabedoria ao Espírito Santo para entender a Bíblia.

Regras de Ouro para ler a Bíblia

1) Leia-a todos os dias.

Quando tiver vontade e quando não tiver também. É como um remédio, com ou sem vontade tomamos porque é necessário.

2) Tenha uma hora marcada para a leitura.

Descobrir o melhor período do dia para você e fazer dele há sua hora com Deus.

3) Marque a duração da leitura.

O ideal é que seja de 30 a 40 minutos, no mínimo, por dia.

4) Escolha um bom lugar.

É bom que se leia no mesmo lugar todos os dias. Deve ser um lugar tranqüilo, silencioso que facilite a concentração e favoreça a criação de um clima de oração. Se, num determinado dia, não se puder fazer o trabalho na hora marcada e no lugar escolhido, não faz mal. Em qualquer lugar e em qualquer hora devemos ler. O importante é que leia todos os dias.

5) Leia com lápis ou caneta na mão.

Sublinhe na sua Bíblia e anote no seu caderno as passagens mais importantes, tudo o que chamar a sua atenção, as coisas que Deus falou ao seu coração de modo especial. Isto facilita encontrar as passagens quando precisar delas.

6) Faça tudo em espírito de oração.

Quando se lê a Bíblia faz-se um diálogo com Deus; você escuta você se sensibiliza você chora. É um encontro entre duas pessoas que se amam.

"Quando oramos falamos a Deus. Quando lemos as Sagradas Escrituras é Deus que nos fala”.
avatar
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 26
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

Ver perfil do usuário http://catequese.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bíblia Teórica

Mensagem  João Victor em Sab Set 11, 2010 11:43 am

Os Livros Históricos: São 16 livros históricos e narram à história da FORMAÇÃO DO POVO, com a vida, os nomes, as lutas e a fé de seus heróis e do próprio povo.

Os Livros Sapienciais:

São 7 livros sapienciais. Nestes livros encontramos reflexões e expressões de sabedoria, poesias, cantos, orações, hinos e provérbios, nos quais o povo registra seus sentimentos e expressa sua sabedoria tirada da experiência da vida.


(fonte catequisar)
avatar
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 26
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

Ver perfil do usuário http://catequese.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bíblia Teórica

Mensagem  João Victor em Sab Set 11, 2010 11:50 am

O testamento significa "aliança"


ALIANÇA - é um contrato muito especial. Um pacto de amor entre as pessoas. Um compromisso de fidelidade entre Deus e os homens.

- No Antigo Testamento essa Aliança foi selada com um sinal visível. Ex: Decálogo - Dez Mandamentos.

A Aliança foi gravada na pedra e selada com o sangue dos animais.

No Novo Testamento a Nova Aliança é gravada no Espírito e selada com o Sangue de Jesus. A Nova Aliança ao contrário da Antiga Aliança que era feita somente com o Povo de Israel, é uma Aliança Universal, aberta a todos os homens que aceitam a proposta da Salvação trazida por Jesus.

A Antiga Aliança é a promessa; a Nova é a sua realização. Cristo é a plena realização da Antiga e Nova Alianças. Ele é o "Alfa" e o "Ômega" (Alfa e Ômega são a primeira e a última letra do alfabeto grego). Significa que Jesus é o começo e fim de todas as coisas.
avatar
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 26
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

Ver perfil do usuário http://catequese.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Bíblia Teórica

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum