Campanha da Fraternidade 2012

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Campanha da Fraternidade 2012

Mensagem  João Victor em Qua Mar 14, 2012 10:04 pm

Oi gente, Vou hoje falar um pouco da campanha da fraternidade, como pode ser moldado um encontro curto e produtivo para o AUC. Infelizmente ando tendo pouco tempo para escrever, chegando bem cansado em casa, mas peço que leiam também a apresentação da campanha da fraternidade que pode ser baixada no site: http://www.cnbb.org.br/site/campanhas/fraternidade

Tema da Campanha: Fraternidade e Saúde
Lema: Que a saúde se difunda sobre a Terra. Eclo 38,8

Estamos em tempo de Quaresma, logo é um tempo de mudanças de hábito e de muita oração, caridade e jejum. Por isso se inicia a campanha da fraternidade, um modo para vivermos a fraternidade com nossos irmãos, de pararmos de olhar só para nós mesmos mas olhar para o próximo.

A campanha da fraternidade sempre escolhe um tema que sensibiliza sobre alguma dura realidade de nossos irmãos. O tema deste ano é de muita atenção, saúde.

Saúde não é apenas ausencia de doenca, mas é possuir o bem estar físico, psicológico e vivenciando uma boa qualidade de vida.

Precisamos lembrar da dura realidade que vemos todos os dias nos jornais, filas de doentes recebendo muitas vezes um péssimo atendimento.


Como cristãos devemos lutar para que essa realidade mude a cada dia, lutando para que os políticos façam mais pela saúde pública no brasil.

Mas para que a saúde se difunda sobre a terra é necessário antes de tudo que a saúde se difunda em mim. Para isso temos que cuidar de nossa saúde, seja por higiene, por cuidados na alimentação, prática de exercicios físicos, bem estar com o próximo.

Como devemos ser para que a saúde se difunda sobre a terra?

O BOM SAMARITANO (LC 10,29-37)

Devemos ser como o bom samaritano em 7 verbos:


Ver: o samaritano não fecha os olhos para quem necessita de ajuda.
compadecer-se: age com compaixão, ama o doente e quer ajuda-lo a ter uma vida feliz novamente
Aproximar-se: mesmo com todo o sofrimento e o desgaste do doente, ele se aproxima para ajudar
Curar: O samaritano faz de tudo para que o homem seja curado de suas feridas. Devemos fazer de tudo para isso, Um sorriso a um doente que seja já o faz sentir melhor
Colocar-se: se colocar na dor do outro, o samaritano vendo a dor do outro, se coloca nesta dor e faz tudo o que gostaria que tivesse sido feito se ele estivesse nesta situação
Levar a hospedaria: O samaritano leva a um local do qual ele tera um suporte digno a sua cura, devemos também incentivar os doentes a se tratarem.
Cuidar: quem cuida ama, e esse cuidado ajuda o homem e o faz se sentir melhor

Se somos como o Samaritano estamos fazendo o dever de casa direitinho desta campanha xD

DINÂMICA:
Tem uma dinâmica, não tenho ela certinha mas ela funciona mais ou menos assim,

É feita uma roda e os adolescentes em formato de corrente se seguram. Cada criança recebe um nome de doença, algumas com o nome repetido (diria até muitas kkkk) e então será falado os sintomas de uma doença, e quando o catequista falar qual é a doença, por exemplo gripe, o adolescente que tiver a gripe (o nome da doença rsrsrs) tem que se deixar cair no chão. Contudo as duas pessoas que estiverem do lado não podem deixá-lo cair, se deixá-lo os dois saem da brincadeira.

É bom, depois de umas rodadas que seja escolhido uma doença X para todas as crianças, para que todos caiam no chão (mhuahuahau kkkk)

é claro que deve-se ser reforçado que elas caiam com cuidado no chão, nada de exageros rsrsrsrsrsrs.

avatar
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 27
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

Ver perfil do usuário http://catequese.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum