CatequeseST
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terço (rosário)

2 participantes

Ir para baixo

Terço (rosário) Empty Terço (rosário)

Mensagem  João Victor Qui Abr 22, 2010 4:24 pm

Boa tarde pessoal, primeiramente um esquema de como pode ser o encontro de terço:
*mostrar o terço para os catequisandos e falar q se chama terço pois era um terço(1/3) de um rosário.
* o que é o rosario? Significa coroa de rosas, quando a gente reza a ave maria no rosário damos para Maria uma rosa e quando rezamos todo rosário damos a ela uma coroa de rosas.

"Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história de nossa salvação. Com o rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor e de glória de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus. Com o Ave Maria a convidamos a rezar por nós. A Virgem sempre nos dá o que pedimos. Ela une sua oração à nossa. Portanto, esta é mais poderosa, porque Maria recebe o que ela pede, Jesus nunca diz não ao que sua mãe lhe pede. Em cada uma de suas aparições, nos convida a rezar o Rosário como uma arma poderosa contra o maligno, para nos trazer a verdadeira paz. "
*falar pouco da história:

"No século XII, nos mosteiros católicos, em diferentes horas do dia, costumava-se rezar os 150 salmos bíblicos. Alguns monges, por serem analfabetos, substituíam os salmos por 150 ave-marias (...)foi passando o tempo, um monge dividiu as 150 ave-marias em 15 dezenas com um pai-nosso a cada inicio de dezena e, tempos depois, começou-se a meditar em cada dezena algum momento da vida de Jesus." esses momentos da vida de Jesus eram chamados de Mistérios e eram , a principio 3 séries de 5 mistérios, por isso o nome de terço, pois quando rezavam 5 mistérios tinha rezado um terço do rosário, lembrando que agora são 20 mistérios, mas ja é de costume chamar de terço.
*Falar sobre os mistérios:

"Qual é a atitude que prevalece nos mistérios gozosos?
JP II: É a alegria que se irradia do evento da Encarnação. Essa alegria está presente já na Anunciação (“Alegra-te, cheia de graça”), na visita a Isabel (João “estremeceu de alegria” no ventre da mãe), mas explode no nascimento (O Anjo aos pastores: “vos anuncio uma grande alegria”).
Qual é o sentido dos mistérios dolorosos?
JP II: Os mistérios dolorosos são o cume, o ponto mais alto da revelação do amor que Cristo tem para com os homens e constituem a fonte da salvação da humanidade.
Esses mistérios “levam a reviver a morte de Cristo e a penetrar no abismo do amor de Deus pelo homem”.
Qual o sentido dos mistérios gloriosos?
JP II: A contemplação do rosto de Cristo não pode parar na imagem do Crucificado. Ele é o Ressuscitado! Contemplando o Ressuscitado, o cristão “descobre novamente as razões da própria fé e revive a alegria daqueles que viram o Ressuscitado.”"
o que fala os mistérios luminosos?
“mistérios luminosos”. Eles dão especial relevo à vida de Jesus entre o povo, mostra-nos a vida Pública de Jesus, por exemplo no seu batismo, nas bodas de caná, na instituição da eucaristia e etc.

*explicar como rezar um terço:
Terço (rosário) Tercoo11

Começa-se o terço com o sinal da Cruz ou o persignarse,após isso é feito um oferecimento do terço. Após isso segurando a cruz reza-se o creio, depois reza-se um pai-nosso, 3 ave marias (lembrando a santíssima trindade), um glória, a jaculatória ("O meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente aqueles que mais precisarem"), então anunciamos o primeiro mistério, lembrando q são 5 mistérios por terço que nos faz lembrar das cinco chagas de Cristo.
apos o anúncio do mistério reza-se um pai-nosso, 10 ave-marias, que nos lembram os 10 mandamentos, um glória, a jaculatória e o proximo mistério, sendo que no fim do quinto mistério, depois Jaculatória, fazemos o Agradecimento e é rezado uma Salve-Rainha;
faça o Sinal da Cruz e o Terço está encerrado.
o agradecimento é rezado da seguinte forma:
“Infinitas graças Vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que recebemos todos os dias de vossas mãos liberais. Dignai-Vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais Vos obrigar ( ou se desejar pode dizer: e para melhor expressarmos o nosso agradecimento), Vos saudamos com uma Salve, Rainha."


*é muito importante que nós não demoremos MUITO nessas explicações, pois iremos rezar com eles um terço (deve durar em média uns 30 minutos o terço com eles), é de bastante proveito que orações como a salve Rainha, a jaculatória e o agradecimento possam ser entregues aos catequisandos ou coladas na parede para que todos possam rezar juntos.
João Victor
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 33
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

https://catequese.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Terço (rosário) Empty Re: Terço (rosário)

Mensagem  João Victor Qui Abr 22, 2010 4:35 pm

Dicas pra rezar o terço de forma mais especial na catequese: faça bolinhas , ou flores representando cada "bolinha" do terço, e então, numa roda, entregamos a eles as bolinhas, ai cada pessoa se levanta, começa a ave Maria, coloca a flor/bolinha no chao, e nós todos terminamos a ave Maria. ao término do terço, teremos um terço grandão no chão.

tem uma forma tbm que usas agua, mas nem sei direito, parece ser mto bonito, acho q a Amanda sabe ^^
João Victor
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 33
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

https://catequese.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Terço (rosário) Empty Re: Terço (rosário)

Mensagem  João Victor Qui Abr 22, 2010 4:42 pm

Extras:

CARTA APOSTÓLICA
ROSARIUM VIRGINIS MARIAE
DO SUMO PONTÍFICE
JOÃO PAULO II
AO EPISCOPADO
AO CLERO E AOS FIÉIS
SOBRE O ROSÁRIO
http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_letters/documents/hf_jp-ii_apl_20021016_rosarium-virginis-mariae_po.html

uma breve introdução da carta pra dar vontade de ler xD (só li um pouco hehe mas acho q depois vou ver se leio mais ^^)

"O Rosário da Virgem Maria (Rosarium Virginis Mariae), que ao sopro do Espírito de Deus se foi formando gradualmente no segundo Milénio, é oração amada por numerosos Santos e estimulada pelo Magistério. Na sua simplicidade e profundidade, permanece, mesmo no terceiro Milénio recém iniciado, uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade. Ela enquadra-se perfeitamente no caminho espiritual de um cristianismo que, passados dois mil anos, nada perdeu do seu frescor original, e sente-se impulsionado pelo Espírito de Deus a « fazer-se ao largo » (duc in altum!) para reafirmar, melhor « gritar » Cristo ao mundo como Senhor e Salvador, como « caminho, verdade e vida » (Jo 14, 6), como « o fim da história humana, o ponto para onde tendem os desejos da história e da civilização »."
João Victor
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 33
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

https://catequese.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Terço (rosário) Empty Re: Terço (rosário)

Mensagem  João Victor Qui Abr 22, 2010 5:02 pm

as 15 promessas da Virgem Maria aos que rezarem o Rosário:

http://www.acidigital.com/rosario/promesas.htm
João Victor
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 33
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

https://catequese.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Terço (rosário) Empty Re: Terço (rosário)

Mensagem  João Victor Qui Abr 22, 2010 5:04 pm

Mistérios do Rosário

MISTÉRIOS GOZOSOS (segunda-feira e sábado)
1. A encarnação do Filho de Deus.
2. A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel.
3. O nascimento do Filho de Deus.
4. A Apresentação do Senhor Jesus no templo.
5. A Perda do Menino Jesus e o encontro no templo.
MISTÉRIOS DOLOROSOS (terça-feira e sexta-feira)
1. A Oração de Nosso Senhor no Horto da Oliveiras.
2. A Flagelação do Senhor.
3. A Coroação de espinhos.
4. O Caminho do Calvário carregando a Cruz.
5. A Crucificação e Morte de Nosso Senhor.
MISTÉRIOS GLORIOSOS (quarta-feira e domingo)
1. A Ressurreição do Senhor.
2. A Ascensão do Senhor.
3. A Vinda do Espírito Santo.
4. A Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
5. A Coroação da Santíssima Virgem.
MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)
1. O Batismo no Jordão.
2. A auto-revelação nas bodas de Caná.
3. O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão.
4. A Transfiguração.
5. A Instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal.
João Victor
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 33
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

https://catequese.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Terço (rosário) Empty Re: Terço (rosário)

Mensagem  João Victor Qui Abr 22, 2010 5:05 pm

"O Rosário foi para muitas famílias, e continua sendo para outras, a oração da família e a oração pela família. Muitos lembram aqueles encontros com saudade. Com certeza, favorecia a união e a espiritualidade familiar. É preciso não perder, ou recuperar, esta preciosa herança.
A família que reza o Rosário segue o exemplo da família de Nazaré: põe Jesus no centro, partilha com Ele alegrias e sofrimentos, coloca nas suas mãos necessidades e projetos, de Jesus recebe a esperança e a força dos pequenos.
Rezar o Rosário com os filhos, educando-os desde a tenra idade para este momento diário de espiritualidade familiar, pode não trazer a solução de todos os problemas, mas é uma ajuda espiritual que não se deve subestimar.
Peçamos à mãe, que o Filho nos atenderá! Ou como dizia um santo: “Planta Maria, colhe Jesus”."
João Victor
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 33
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

https://catequese.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Terço (rosário) Empty Histórinha xD

Mensagem  João Victor Qui Abr 22, 2010 5:06 pm

Havia uma senhora muito simples, que vendia verduras na vizinhança. Certo dia, Tia Teca, conhecida por todos, foi vender suas verduras na casa de um senhor e lá perdeu o Rosário. Passados alguns dias, Tia Teca retornou à casa dele.
Esse veio logo zombar:
- Você perdeu seu Deus?
Ela, humildemente, respondeu:
- Eu ? Perder o meu Deus? Nunca!
Então ele pegou o Rosário e disse:
- Não é este o seu Deus?
- Graças a Deus, o senhor encontrou o meu Rosário.
Muito obrigada!
- Por que você não troca este cordão com estas sementinhas pela Bíblia?
- Por que a Bíblia eu não sei ler, mas com o Rosário eu medito toda a Palavra de Deus e guardo-a no meu coração.
Ele perguntou:
- Medita a Palavra de Deus? Como assim? Poderia me explicar?
- Posso sim. - Respondeu Tia Teca, mostrando o Rosário.
- Quando eu pego na Cruz, lembro-me que o Filho de Deus, pregado na cruz, derramou todo o seu sangue para salvar a humanidade. Este primeiro grão me lembra que há um só Deus Onipotente.
Os três seguintes me lembram as três pessoas da Santíssima Trindade:
Pai, Filho e Espírito Santo. O quinto grão me faz lembrar a oração que o Senhor mesmo nos ensinou, o Pai-nosso.
- É, nisso você tem razão.
– Disse o senhor.
– Mas a Bíblia não é só isso!
- Certamente que não.
Mas lembre-se de que o Rosário tem quatro séries de mistérios, já que, no ano passado, João Paulo II acrescentou mais uma série, chamando-os: “mistérios luminosos”. Eles dão especial relevo à vida de Jesus entre o povo. Já os mistérios gozosos refletem sobre a chegada e a infância de Jesus; os dolorosos sobre a paixão e morte na cruz; os gloriosos nos levam a refletir sobre a ressurreição e ascensão de Jesus e a coroação de Maria. Cada quarto do Rosário, que possui cinco mistérios, me faz lembrar as Cinco Chagas de N. S. Jesus Cristo, cravado na cruz.
- E veja bem, cada mistério tem dez Ave-Marias, que recordam os Dez mandamentos que Deus mesmo escreveu nas Tábuas da Lei que entregou a Moisés.
- Diga-me agora, meu amigo: onde está a idolatria?
Ele, depois de ouvir tudo isso, disse:
- EU NÃO SABIA DISSO. ENSINA-ME, TIA TECA, A REZAR O ROSÁRIO!”
João Victor
João Victor
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 09/03/2010
Idade : 33
Localização : Terra-via láctea-girando em torno de um buraco negro

https://catequese.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Terço (rosário) Empty OI

Mensagem  Vanessa Qui Abr 22, 2010 6:48 pm

eu to fazendo esse da água!
Fica lindo
Vou ver se dá certo!
Eu aprendi a fazer na Crisma!
beijoss

Vanessa
Catequistinha

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Terço (rosário) Empty Re: Terço (rosário)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos