CatequeseST
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema: Semana Santa

Ir para baixo

Tema: Semana Santa Empty Tema: Semana Santa

Mensagem  Thaís Sáb Mar 20, 2010 1:22 am

Semana Santa


Semana Santa é um período que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo para a salvação da humanidade.Esse período vai do Domingo da Ramos até ao Sábado Santo, como preparação para a Festa da Páscoa.

Breve comentário sobre a Semana Santa

Domingo de Ramos
Domingo antes da Páscoa. No domingo de ramos, relembramos a entrada de Cristo, em Jerusalém, montado num burro, enquanto as pessoas o saudavam com ramos.

Quinta-feira santa
Ocorre o lava-pés, cerimônia litúrgica, na qual os cristãos relembram o gesto de Jesus que lavou os pés de seus discípulos, como sinal de humildade. Acontece a Santa Ceia, última refeição de Cristo com seus apóstolos, na noite antes da sua Paixão e morte. Foi na última ceia que Cristo instituiu a Sagrada Eucaristia e o Sacerdócio e deu aos apóstolos uma longa instrução sobre a caridade cristã. (Lembrar que em toda missa ocorre o milagre da transformação do pão e do vinho, em corpo e sangue de Jesus)

Sexta-feira santa
A Sexta-feira Santa é a sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo. Nesse dia, os católicos jejuam e abstêm-se de carne e não há missa.

*Via-sacra
Série de 14 quadros que representam as principais cenas da Paixão de Cristo, seu caminho até a morte.

Sábado de Aleluia
"Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição” (Circ 73).
O Sábado de Aleluia é o sábado anterior ao domingo de Páscoa. É o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela. O Círio simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Domingo de Páscoa
Dia no qual relembramos a ressurreição de Cristo. Na Páscoa celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte, é a maior de todas as festas cristãs.
A ressurreição de Cristo significa que Ele voltou a viver, três dias após a Sua morte, mostrando que Ele é o filho de Deus e que nós também renasceremos.
Páscoa: é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus.


Os símbolos da Páscoa

•Ovo de Páscoa: os ovos de Páscoa simbolizam a ressurreição, o nascimento para uma vida nova. Ressuscitando para uma vida nova, Jesus revela a preciosidade que é a vida.
•Coelho: os coelhos são animais que reproduzem com extrema facilidade e em grande quantidade. Por isso o coelho simboliza a Igreja, que pelo poder de Cristo, tem a missão de transmitir a Palavra de Deus a todos os povos.
•Cordeiro: o cordeiro simboliza Jesus Cristo, que é o cordeiro de Deus e se sacrificou em favor de todo o rebanho (nós).
•Círio Pascal: É uma grande vela que se acende na igreja, no Sábado de Aleluia. Significa que “Cristo é a luz dos povos”. Nesta vela estão gravadas as letras do alfabeto grego “alfa” e “ômega”, que significa que Deus é o princípio e o fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal.
•Pão e vinho: simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus oferecidos os seus discípulos.
•Girassol: representa a busca da luz que é Jesus e, assim como ele segue o sol, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.
•Peixe: simboliza Jesus ressuscitado. A relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a ressurreição, estarem sempre ligadas à presença do peixe (Jo 21,9 e Lc 24,42-43).
•Sino: os sinos tocam na noite da ressurreição, lembrando o momento da subida de Jesus aos céus.
•Cruz: relembra que Jesus venceu a morte e, glorioso, passou a viver seu Reino de justiça e de paz.

Thaís
Coordenador

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/03/2010
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Semana Santa Empty Semana-Santa (resumo dos acontecimentos)

Mensagem  Thaís Sáb Mar 20, 2010 1:25 am

Mt 21; Mc 11; Lc 19) Jesus chega a Jerusalém

Quando estavam perto de Jerusalém, disse Jesus a dois de seus discípulos: “Vão até aquela cidadezinha lá adiante. Logo na entrada, vocês verão um jumentinho preso. Soltem o animal e tragam para cá”. Se alguém perguntar: “Porque vocês estão fazendo isso?”, digam: “Jesus precisa dele”. Os discípulos foram e encontraram um jumentinho preso na porta de uma casa.
Quando eles estavam desamarrando o burrinho, alguém perguntou: “O que vocês estão fazendo?” Eles responderam o que Jesus mandou e, então, deixaram que levassem o animal.
Os discípulos trouxeram o jumentinho para Jesus. Eles colocaram suas capas em cima do jumento e nele. Enquanto Jesus entrava na cidade de Jerusalém, o povo ia cobrindo o caminho com suas capas. Outros cortavam ramos de árvores e espalhavam no caminho como um tapete. E todos começaram alegremente a louvar a Deus em voz alta, dizendo: “Hosana!” “Bendito o que vem em nome do senhor!” ”Hosana no mais alto dos céus!”

(João 13) Jesus lava os pés dos discípulos

Na véspera da festa de Páscoa, Jesus e os discípulos estavam jantando. Jesus levantou-se e enrolou uma toalha ao redor da cintura. Então, Jesus despejou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos. Ele enxugava os pés deles com a toalha que estava presa em sua cintura. “Vocês entendem o que eu fiz por vocês?”, perguntou a eles. “Já que eu, seu Senhor e Mestre, lavei seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros”. “E agora que sabem estas coisas, serão abençoados se fizerem assim também”.

(Mt 26, Mc 14) A última ceia

No dia da festa de Páscoa, os discípulos preparavam a festa e quando anoiteceu, Jesus chegou e se reuniu com todos os discípulos.
Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão, deu graças e cortou-o em pedaços. Ele deu um pedaço de pão para cada discípulo, dizendo. “Peguem e comam, este é o meu corpo”.
Depois, Jesus pegou uma taça de vinho, deu graças e a ofereceu a seus discípulos, e todos beberam. “Este é meu sangue que é derramado para o perdão dos pecados”, disse ele. No final, eles cantaram um hino e foram o jardim do Getsêmani.

(Mt 26; Mc 14; Lc 22) Jesus ora no Getsêmani

Jesus foi com seus discípulos até o jardim de Getsêmani e disse a eles: “Sentem aqui enquanto vou orar”. Jesus levou Pedro, Tiago e João com ele, ajoelhou-se e orou: “Pai, se for possível, tire este cálice de mim. Mas não se faça a minha vontade, mas a sua.” Um anjo desceu do céu e consolou Jesus.
Quando Jesus voltou, encontrou os discípulos dormindo. “Porque vocês estão dormindo?” perguntou. “Levantem e orem para não caírem em tentação.” Jesus afastou-se pela segunda vez e orou do mesmo modo. Quando ele voltou, encontrou seus discípulos dormindo outra vez. Jesus deixou-os e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas coisas.
Então ele voltou até onde estavam os discípulos e disse: “Vocês ainda estão dormindo? Vejam, está chegando a hora, e logo um de vocês vai me trair. Levantem, vamos! Aí vem meu traidor!”

(Mt 26; Mc14; Lc 22; Jô 18) Jesus é preso

Judas, aquele que traiu Jesus, conhecia o Getsêmani, porque Jesus costumava ir lá com seus discípulos para orar. Judas chegou, mostrando o caminho a um grupo de soldados. Eles traziam tochas, espadas e lanças.
Chegando perto de Jesus, disse Judas: “Mestre!” e beijou-o então Simão Pedro desembainhou sua espada e cortou a orelha direita de um soldado. Jesus disse “Guarde a espada!” E pôs sua mão na orelha ferida do homem e o curou.
Os soldados amarraram Jesus e o prenderam. Todos os discípulos abandonaram Jesus e fugiram correndo.

(Mt 27; Mc15) O julgamento de Jesus

Bem cedo, de manhã, os sacerdotes e os anciãos decidiram que Jesus devia ser morto.
Eles mandaram Jesus, com uma guarda armada, para ser julgado pelo governador Pilatos.
Durante a festa da Páscoa, era costume de Pilatos soltar um prisioneiro que o povo escolhesse.
Assim, quando o povo se reuniu, Pilatos perguntou: “Quem vocês querem que eu solte Barrabás ou Jesus?” “Barrabás”, responderam. “E o que faço com Jesus?”, perguntou Pilatos. “Crucifique-o”, gritaram. “Por quê? Que crime ele cometeu?”, perguntou Pilatos. Mas eles gritaram ainda mais alto: ”Crucifique-o!”
Quando Pilatos viu que não conseguia libertar Jesus e que a multidão estava ficando perigosa, pediu uma bacia com água e lavou as mãos na frente de todos. “Sou inocente do sangue desse homem”, disse ele.
Então Pilatos mandou voltar Barrabás. Mandou também que chicoteassem Jesus e depois o crucificassem.

(Mc 14, Lc 22) Pedro nega Jesus

Pedro seguiu Jesus até o pátio da casa do sumo sacerdote. Ele sentou-se perto da fogueira com os soldados. Uma empregada viu Pedro sentado perto do fogo. Olhou bem para ele e disse: “Você estava com Jesus”. Mas Pedro negou: “Eu não conheço esse homem”, disse ele. Logo depois, outra pessoa olhou para Pedro e disse: “Esse homem estava com Jesus”. E de novo Pedro negou.
Então, os que estavam perto de Pedro disseram: “Com certeza você é um dos discípulos de Jesus”. Pedro respondeu: “Não sei do que vocês estão falando!” Bem naquele momento o galo cantou pela segunda vez.
Jesus virou-se e olhou direto para Pedro. Então, Pedro lembrou que Jesus havia dito: “Antes que o galo cante duas vezes, você terá me negado três.” E Pedro ficou tão triste que chorou.

(Mt 27; Lc 23; Jô 19) Jesus morre na cruz
Jesus carregou sua própria cruz até Gólgota. Lá os soldados o crucificaram.
Jesus disse: “Pai, perdoa esses soldados, porque eles não sabem o que estão fazendo”. Uma tabuleta bem em cima da cruz dizia: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS. Dois ladrões foram crucificados com Jesus, um à sua direita e outro a sua esquerda.
Durante três horas tudo ficou completamente escuro. E Jesus falou bem alto: “Meus Deus, meu Deus, por que o Senhor me abandonou?”
Mais tarde, Jesus falou novamente bem alto e depois tombou a cabeça e morreu.




(Mt 27) Jesus é sepultado

Pouco antes de anoitecer, um homem rico chama José de Arimatéia foi pedir a Pilatos o corpo de Jesus. E Pilatos deixou que o levasse. José enrolou o corpo de Jesus em um tecido de linho limpo e o colocou em um túmulo novo de sua propriedade. Depois a entrada no túmulo foi fechada com uma grande pedra e José foi embora.

(Mt 28; Mc 16; Jo 20) O túmulo vazio

Bem cedinho, na manhã de domingo, enquanto ainda estava escuro, Maria Madalena e a outra Maria foram até o túmulo de Jesus.
Elas descobriram que a pedra da entrada do túmulo tinha sido rolada para o lado. Quando entravam ali, viram um anjo vestido de branco.
As mulheres ficaram assustadas. “Não tenham medo”, disse o anjo. “Vocês estão procurando Jesus? Ele não está aqui. Ele ressuscitou, bem como tinha avisado. Vão e contem para seus discípulos e para Pedro”. Elas estavam assustadas, mas muito felizes, e foram mais que depressa da à notícia para os discípulos.

(Lc 24; Jo 24) Jesus aparece a seus discípulos.

Na tarde de domingo, os discípulos estavam reunidos dentro de uma casa. As portas estavam trancadas, porque eles tinham medo dos outros judeus. Jesus apareceu no meio deles e disse: “A paz esteja com vocês!” Depois de dizer isso, ele mostrou suas mãos e seus pés furados pelos pregos da cruz e o lado de seu corpo ferido por uma espada. Os discípulos ficaram muito alegres por verem Jesus vivo.
Depois de alguns dias Jesus subiu aos céus.

Thaís
Coordenador

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/03/2010
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Semana Santa Empty Re: Tema: Semana Santa

Mensagem  Thaís Sáb Mar 20, 2010 1:35 am

Em breve postarei imagens de alguns símbolos pascais, exercícios e imagens para auxiliar na explicação dos acontecimentos da semana santa. Não percam!

Thaís
Coordenador

Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/03/2010
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Tema: Semana Santa Empty Re: Tema: Semana Santa

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos